Mais um trabalho da pós-graduação em Farmacologia concorre ao Prêmio Octávio Frias de Oliveira na categoria de Inovação

Data de publicação: 11 de julho de 2019. Categoria: Colaborações, Defesas de dissertação, Defesas de tese, Internacionalização

A Universidade Federal do Ceará foi contemplada através da seleção de mais um trabalho dentre os três finalistas na categoria Inovação Tecnológica em Oncologia do X Prêmio Octavio Frias de Oliveira, “Celebrando aqueles que fazem a História da Oncologia no Brasil”.

Profa. Cláudia Pessoa

O trabalho finalista ao prêmio é intitulado “Derivados de Lapachona contendo dois centros redox e métodos de uso dos mesmos” tendo como inventores a Dra. Claudia do Ó Pessoa (UFC) docente dos Programas de Pós Graduação em Farmacologia, e do Programa RENORBIO (Rede Nordeste em Biotecnologia), os ex-alunos do Programa de doutorado em Farmacologia, Bruno Coelho Cavalcanti e Daniel Pascoalino, além dos  Colaboradores  Prof. Eufrânio N. da Silva Júnior (UFMG), Prof. Antônio Luiz Braga (UFSC), e o Dr. Eduardo Henrique G. da Cruz (Ex aluno de doutorado na UFMG),   com colaboração internacional do Prof. .Molly Silvers e  Prof Prof. David A. Boothman (University of  Texas System (US)). Patente depositada no Brasil e nos Estados Unidos:  BR 1120180080764-A2;   US201562244038P 20151020;

O trabalho tem relação com teses do Programa de Pós-graduação em Farmacologia, em que se enquadram no contexto dessa invenção: “Avaliação in vitro do potencial citotóxico de derivados arilamino nor-beta-lapachônicos: estudos de mecanismo de ação” de autoria do Dr. Bruno Coêlho Cavalcanti, supervisionado pela Profa. Claudia Pessoa e “Avaliação do Potencial Citotóxico e Mecanismo Molecular das Naftoquinonas Sintéticas ENSJ39 e ENSJ108: Estudos in vitro e in silico” de autoria do Dr. Daniel Pascoalino Pinheiro, supervisionado pelo Prof. Manoel Odorico de Moraes Filho. Atualmente, Dr. Danieal é bolsista Pós-Doc no programa pós-graduação em Farmacologia PNPD-CAPES. Trata-se de pesquisa que vem sendo desenvolvida no âmbito do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos-NPDM e no Laboratório de Oncologia Experimental (LOE) da Universidade Federal do Ceará – UFC.

O trabalho aborda novos análogos derivados da lapachona e seu potencial anticâncer. O lapachol e a ß-lapachona, são compostos facilmente isolados do cerne do gênero Tabebuia, estão entre as naftoquinonas de ocorrência natural mais estudadas, devido sua ação antitumoral e limitada seletividade. A invenção teve como base o desenvolvimento de derivados da lapachona contendo dois centros redox, mais potentes e seletivos para células tumorais.  Esses compostos representam, promissor composto ‘lead’ e uma nova classe de derivados calcogênicos com potencial atividade anticâncer, cujos esforços continuam em andamento para validar sua ação em modelo tumoral in vivo.  Na supervisão da Profa. Claudia Pessoa, temos ainda a dissertação do mestrado em Farmacologia da aluna Luciana de Vasconcelos Rebouças, intitulada “Estudo do potencial antitumoral da naftoquinona sintética ENSJ39 nanonencpauslada: Modelos in vitro e in vivo”.  E a tese de doutorado em Farmacologia da aluna Daisy Jereissati Barbosa Lima, intitulada “Síntese de moduladores redox bioquímicos: Avaliação antitumoral in vitro sistemas quinoidais contendo dois centros redox”.

Os estudos foram financiados com recursos da CAPES, CNPq e FUNCAP.

Fonte: Profa. Cláudia Pessoa