Inscrições abertas para o 2º Simpósio Internacional em Inflamação e Câncer Prof. Ronaldo Ribeiro

Data de publicação: 4 de setembro de 2018. Categoria: Eventos

Simpósio “Farmacologia da Inflamação e do Câncer Prof. Ronaldo Ribeiro”, a ser promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), em alusão aos 40 anos deste programa, é organizado pelo Laboratório de Farmacologia da Inflamação e do Câncer (LAFICA), tendo como objetivo integrar grupos de pesquisa envolvidos com a investigação na área de inflamação e do câncer, bem como da interface entre essas temáticas. Adicionalmente, este simpósio tem como objetivo maior, homenagear o Prof. Ronaldo de Albuquerque Ribeiro, trazendo o impacto das ações de pesquisa deste ao longo das últimas duas décadas na formação de recursos humanos para a área de Farmacologia da Inflamação e do Câncer. O simpósio proporcionará, também, aos estudantes de Pós-Graduação, mas não restrito a estes, uma atualização em diversos aspectos patológicos relativos aos temas centrais do evento.

Durante mais de duas décadas, as pesquisas relativas aos mecanismos das cascatas inflamatórias associadas aos efeitos colaterais da quimioterapia do câncer têm permeado as ações do LAFICA, capitaneado pelo Prof. Ronaldo Ribeiro (foto). O impacto em termos de aplicabilidade de tais pesquisas, por exemplo, pode ser evidenciada pelo aumento da incidência e mortalidade relacionadas ao câncer, o qual continua a desafiar profissionais da saúde, gestores e governantes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) 27 milhões de casos novos de câncer irão surgir até 2030, com uma  expectativa de 17 milhões de mortes neste período. São estimados, ainda, em torno de 75 a 80 milhões de sobreviventes desta patologia, muitos dos quais provavelmente com sequelas advindas como  consequência dos efeitos tóxicos dos tratamentos oncológicos, basicamente da quimioterapia e da radioterapia.

Entretanto, os mecanismos associados a essas toxicidades, por exemplo, são pouco compreendidos, o que tem limitado o manuseio clínico. Outro aspecto de grande relevância envolve a própria interação entre células imunológicas e células tumorais, cuja relação está sendo bastante estudada e utilizada nas novas abordagens terapêuticas antitumorais. Tal linha de pesquisa levou, ao longo desse tempo, à publicação de mais de 200 artigos e à formação de mais de quatro dezenas de mestres e três dezenas de doutores em Farmacologia e na área de Oncologia. Esses e outros aspectos serão destacados no presente simpósio, evidenciando a capacidade de formação e de nucleação científica deste grupo de pesquisa. Nessa oportunidade, contaremos, ainda, com nomes de grande projeção internacional, como o Professor Emílio Hirsch e a Professora Alessandra Ghigo, da Università degli Studi di Torino-Itália, além de pesquisadores de renomadas instituições brasileiras, como o Prof. Eduardo Rego (USP), Luiz Felipe Pinto (INCA), Ronald Pinheiro (UFC), Cláudia Pessoa (UFC), Diego Wilke (UFC) e Roberto César (UFC).

A UFC, junto ao Departamento de Fisiologia e Farmacologia, será a anfitriã deste evento, que será realizado no seu espaço, no auditório do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos.

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR

Data do evento: 22 de setembro de 2018, de 08 às 18 h.

Todas as palestras serão MINISTRADAS EM INGLÊS, mas serão acompanhadas por tradução simultânea.

Maiores informações podem ser obtidas no site do evento.

OBJETIVOS

Este evento a ser promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com a Università degli Studi di Torino (Unito-Itália), e organizado pelo Laboratório de Farmacologia da Inflamação e do Câncer da UFC (LAFICA-Brasil) e o Hirsch’s Laboratory (Torino- Itália), tem como objetivo integrar grupos de pesquisa internacionais envolvidos com a investigação na área de inflamação e do câncer, bem como da interface entre essas temáticas. O evento prima pela divulgação da produção científica e de inovação e geração de conhecimento dos grupos envolvidos visando o estabelecimento de colaborações e parcerias em nível internacional. O simpósio proporcionará aos estudantes de Programa de Pós-Graduação e de Graduação, além de profissionais da área de saúde, uma atualização em diversos aspectos patológicos relativos ao câncer e toxicidades associadas ao tratamento oncológico, a exemplo do observado na primeira edição do evento.

Este evento pretende, ainda, como objetivo maior, homenagear o Prof. Ronaldo de Albuquerque Ribeiro, mantendo viva a memória desse importante Médico e Professor e Pesquisador Brasileiro na área de inflamação e do câncer.

PÚBLICO-ALVO

Estudantes de pós-graduação das áreas da saúde, ciências biológicas, biomédicas, biotecnologia, química, farmacologia e áreas afins, além de alunos de graduação e profissionais da área de saúde serão o público-alvo do evento. Nesta oportunidade, serão discutidos temas de grande atualidade, desde mecanismos de carcinogênese, impacto de polimorfismos do desenvolvimento de câncer de origem hematológica, mecanismos tumorais e de toxicidade dos fármacos antineoplásicos. Em termos de inovação serão adicionalmente tratados o potencial da biodiversidade no desenvolvimento de novas moléculas anticâncer. Tais temas são de grande relevância para atualização dos diversos profissionais com interesse em inflamação e câncer.

REALIZAÇÃO

– Programa de Pós-Graduação em Farmacologia – UFC.

ORGANIZAÇÃO

– Laboratório de Farmacologia da Inflamação e do Câncer (LAFICA) – UFC.

APOIO INSTITUCIONAL

– Universidade Federal do Ceará (UFC)

– Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM)

APOIO EMPRESARIAL