Encontro internacional Colômbia – Brasil discute toxinas de peçonhas de origem animal e sua aplicação farmacológica

Data de publicação: 10 de outubro de 2018. Categoria: Eventos, Internacionalização

O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará promoverá de 17 a 19 de outubro, o curso teórico-prático sobre isolamento de toxinas de peçonhas de origem animal e sua importância para a bioprospeção de moléculas de aplicação na saúde humana.  A conferência será realizada pelo Prof. Dr. Jimmy Alexander Guerrero Vargas da Universidade de Cauca (UNICAUCA), Popayán, Colômbia. Na semana de visita do professor, serão reforçadas as discussões sobre os convênios de graduação e pesquisa e realizadas reuniões sobre os projetos em colaboração com os grupos de pesquisa da UFC.

Prof. Dr. Jimmy Alexander Guerrero Vargas

Prof. Jimmy Vargas é biólogo formado na Universidade do Cauca em Colômbia, com mestrado e doutorado em Biologia Animal da Universidade de Brasília. É professor da Universidade do Cauca na Colômbia e atualmente é chefe do Departamento de Biologia, coordenador do Biotério e do Grupo de Pesquisa em Herpetologia e Toxinologia. Tem como linhas de pesquisa a Biotecnologia de Toxinas Animais e Tecnologias Digitais no Ensino de Saúde Pública no Combate às Doenças Negligenciadas.

PROGRAMAÇÃO E INSCRIÇÕES

17/10/18 – Programação teórica (Aberta aos interessados nos temas)

Manhã (9 as 12 horas)

• Veneno de Escorpiões: da importância médica à bioprospecção
  • Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC) como Ferramenta na Pesquisa de Peçonhas de Origem Animal.

Tarde (14 as 17 horas)

• Introdução Geral à Espectrometria de Massas.
  • Obtenção e Preparação de Peçonhas para o Isolamento de Toxinas por HPLC.

Local: Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos –NPDM

Rua Coronel Nunes de Melo, 1000.  Rodolfo Teófilo.  Fortaleza – CE, 60430-275.

18 e 19/10/18 – Programação Prática*

Manhã e Tarde (8 as 17horas)

• Prática Cromatografia por HPLC de Veneno Escorpiônico.

(*Direcionada aos alunos e professores participantes do convênio UFC/UNICAUCA)

Laboratório de Toxinologia –NPDM;

Laboratório de Toxinologia Molecular –NUBIMED;

Grupo de Investigaciones Herpetológicas y Toxicológicas – UNICAUCA (Popayán, Colômbia)

Local: Laboratório de Toxicologia- Departamento de Farmácia – UFC

Rua Alexandre Baraúna, 949 – Rodolfo Teófilo, Fortaleza – CE, 60430-160.

Inscrições para a programação teórica:

Gratuitas e realizadas no dia do evento por ordem de chegada e contará com certificado.

Breve Histórico da Colaboração Internacional

Em 2012, o grupo do Laboratório de Farmacologia de Venenos e Toxinas Animais (Atual Laboratório de Toxinologia), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará, coordenado pela Prof. Dra. Helena Serra Azul Monteiro, contactou juntamente com os professores Alexandre Havt, Roberta Jeane Bezerra Jorge e Rafael Matos Ximenes, o Grupo de Investigações Herpetológicas e Toxinológicas do Centro de Investigações Biomédicas da Universidade de Cauca – Colômbia, coordenado pelos Professores Dr. José Toribio Beltrán Vidal e Dr. Jimmy Alexander Guerrero Vargas  com interesse de iniciar uma colaboração científica. A qual foi discutida na ocasião de um ciclo de palestras realizado pelos pesquisadores envolvidos, em fevereiro de 2013, na cidade de Popayán, Colômbia. Oficialmente, o convênio bilateral Brasil-Colômbia foi firmado em junho de 2013 entre a Universidade Federal do Ceará-Brasil e a Universidade de Cauca – Colômbia. O foco científico deste convênio está centrado no estudo dos efeitos cardiorrenais promovidos por peçonhas de animais colombianos e em contrapartida aprimorar conhecimentos especialmente na área de isolamento de toxinas de peçonhas animais. Por ocasião deste convênio, seis alunos colombianos estudantes de Biologia da UNICAUCA defenderam seus trabalhos de conclusão de curso cuja parte experimental foi totalmente realizada na UFC sob co-orientação local dos Profs. Alexandre Havt, Helena Serra Azul Monteiro e Alice Maria Costa Martins. Recentemente duas estudantes que participaram deste programa concluíram mestrado no Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (2017 e 2018) da Universidade Federal do Ceará sob a orientação do Prof. Alexandre Havt. Este convênio teve apoio do projeto intitulado “Colaboração Colômbia-Brasil: Avaliação dos Efeitos Cardiovasculares e Renais Provocados por Peçonhas de Animais Latino-Americanos”, para o edital Edital 02/2014 de Cooperação Internacional (Proc. No. CI3-0093-00066.01.00/14) financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), pelo qual foi possível a realização de cursos teórico-práticos sobre isolamento de toxinas de peçonhas animais realizados em Popayán, Colômbia em junho de 2016 e em outubro de 2017. Em contrapartida, nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2018, com apoio da Pós-Graduação em Farmacologia da UFC realizaremos uma terceira edição do curso teórico, mas também contando com atividades práticas direcionadas aos alunos de pós-graduação e professores com projetos na área. A colaboração entre a UFC e UNICAUCA permitiu a formação de recursos humanos e ampliou a integração científica entre Universidades Latino-Americanas a partir de temas de interesse como a Saúde Pública de Doenças Negligenciadas e o Aspecto Biotecnológico de Peçonhas Animais.

Fonte: Prof. Alexandre Havt, Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFC – fone: 85 3366 8332